Bhagavad Gita…

Bhagavad Gita…

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Bhagavad Gita.

O Bhagavad Gita, muitas vezes referido simplesmente como o Gita, é um texto clássico da literatura indiana e uma das escrituras mais importantes no contexto do hinduísmo. Ele faz parte do épico Mahabharata, especificamente do Bhishma Parva.

O Bhagavad Gita é uma conversa entre o guerreiro Arjuna e o deus Krishna, que serve como seu cocheiro.

A cena passa-se no campo de batalha de Kurukshetra, momentos antes do início de uma grande guerra. Arjuna, enfrenta a perspectiva de lutar contra seus próprios parentes, mestres e amigos, entra em um dilema moral e emocional. Ele está confuso sobre seu dever e o significado da vida.

O Bhagavad Gita consiste nas palavras de sabedoria e orientação que Krishna oferece a Arjuna nesse momento crucial. As conversas entre Arjuna e Krishna abordam uma variedade de tópicos, incluindo ética, moralidade, dever (dharma), a natureza da realidade (Brahman), yoga, devoção (bhakti), e a busca pela liberação (moksha).


Podemos dividir o Bhagavad Gītā em 18 capitulos.


Os 18 capítulos podem-se dividir em segmentos de 6 capítulos, unidades temáticas.

Os primeiros 6, tratam a natureza do self, como conhecer o self verdadeiro, como sendo separado do self material.

Tópicos principais ou chave, Karma yôga e jnana yôga, ensinamento de como dominar e transcender as limitações do self.

Do cap.7 as cap. 12, A natureza de Deus é abordada. Como Deus interaje neste mundo como o devemos abordar como aspirantes espirituais e yôguis. Temos uma evolução do primeiro capitulo até aqui, é sempre um conhecimento e auto dominio de nós  para o conhecimento de Deus e como aborda-lo.

Do cap. 13 ao cap.18 são uma analise mais profunda de temas, detalhes e sobretudo de como identificar comportamentos que possam ser produtivos e outros também improdutivos na procura do conhecimento do self.

Concluindo é um manual muito conciso para realizar a realidade suprema, Krishna a falar diretamente para a humanidade:)

“No Início do vosso caminho Espiritual, não é fácil. Têm de lutar contra essa mente.”

“ Neste campo de batalha da vida, se criarem uma ilusão para se sentirem felizes, e se algo aparecer à vossa frente, tentarão arranjar formas de fugir. Isto é cobardia, evitar, varrer para baixo do tapete”. Vocês nunca serão livres, porque mais cedo ou mais tarde irão enfentar novamente a mesma situação. Mas uma vez enfrentada, nunca mais voltará para vocês.”

Final do capitulo 1

Bhagavad Gita, Essencial