Os 5 elementos e o Yôga

Os 5 elementos e o Yôga

Ontem na nossa conversa pré aula de Yôga casualmente acabamos por falar nos elementos e com eles caraterizam a energia de cada pessoa. Esta simples conversa entre ar, terra, fogo, eter e água levou nos até à medicina ayurvédica. A mais antiga ciência médica da India. Anos atrás também estudei esta ciência para compreender melhor a ciência do Yôga. Naturalmente nas minha aulas as técnicas já balanceavam os elementos mas eu não tinha consciência desta ligação que acontecia e acontece naturalmente em cada aula.

De uma forma simplificada vou então vos falar dos 3 tipos de doshas que existem e caracterizam os indivíduos.

Temos o dosha Pita, o Vata, e Kapha. São 3 padrões que nascem naturalmente com a pessoa.

O kapha caracteriza-se por ter mais terra e água.

O Pita tem o fogo em predominância e o Vata tem o ar como elemento determinante.

De forma simplista quando um destes elementos entra em desiquilíbrio aparece a doença ou o transtorno de qualquer que seja a ordem no nosso corpo.

Podendo se manifestar, no campo fisico, energetico, emocional, mental etc etc…

Os desequilíbrio podem ser corrigidos com a alimentação, suplementados com óleos e/ou outros elementos da natureza e com a prática do Yôga.

Quando fazemos prática regular de Yôga e Meditação naturalmente o nosso corpo se ajusta e auto regula. Quando o professor se senta em frente á classe existe e/ou deverá existir sempre uma pré avaliação da turma do dia. Após esse momento que não é demorado segue-se então a abertura da prática e a continuidade dos exercícios que vão dos mais práticos, como os ásanas e pranáyamas aos mais subtis como os mantras. Finalizando cada classe com um momento de meditação. Nesta forma clássica de aula fundamentada no Yôga original a saúde é sempre um dos benefícios inicias de praticar. No entanto o Yôga deve ser visto como um todo que nos conduz a fazer um caminho de descoberta de quem somos e para onde caminhamos. Esta é uma das máximas que gosto sempre de ter presente na minha vida e forma de estar e ensinar esta arte.

Se este assunto lhe disse alguma coisa ou suscitou curiosidade estarei ao seu dispor para o ajudar e dar a conhecer mais sobre esta prática.

Ana Luisa Paulo

Professora de Yôga e Meditação.