Sobre Karma

Hoje partilho um excerto que  li ao acaso ao abrir um livro…

” ..o porquê do Karma está na harmonia que deve reinar no universo, toda a ação que seja dissonante no concerto cósmico deve trazer atrás de si a sua consequência nefasta, e sempre o resultado nos remeterá necessariamente à causa. O sentido básico é o de que a consciência humana individual e colectiva, expanda por compreensão e confronto. Ao nos defrontarmos com os efeitos bons e maus de nossas ações, damo-nos conta de como agimos, se corretamente ou não, e assim aprendemos e evoluímos.”

Patanjali escreve:

” Para os iogues os karmas não são brancos  nem pretos, para outros, são de 3 espécies “.

   Isto quer dizer que não são bons nem maus, enquanto para o homem comum, eles podem ser bons, maus ou mesclados. A sabedoria popular afirma que ” não há nenhum mal que não venha pra bem” . O que é verdade numa perspectiva dialética. Todo o erro traz em si um aprendizado, por isso dizemos que o karma é mesclado”.

Do Livro, Yôga e consciência, de Antonio Renato Henriques. 

Muito podemos falar sobre Karma…aqui fica o ponto de vista segundo o olhar deste iogui, não será novidade para muito de vós, mas é sempre bom recordar, uma coisa que todos temos em comum é o ” esquecimento ” 😂

É bom lembrar também que o Karma é intemporal, ele não está condicionado ao tempo nem ao espaço, ele viaja conosco vida após vida, nada do que fazemos  (ações) se perde no tempo, ou no lugar…ao contrário do que muita gente pensa. O teu simples pensamento de hoje  que também é uma acção deixa uma assinatura energética que vai ter o seu efeito (karma)… pode ser mais imediato ou não…

Todos os mestres repetem

” vigia” os teus pensamentos (orai e vigiai).

É dentro deste contexto também que surge a prática do mantra (a forma japa- repetição), para que a sonoridade e a vibração  sagrada preencham a nossa mente, purificando da negatividade e eliminando  a tendência de estarmos  fora do presente momento. Com esta técnica treinamos por isso mesmo a concentração, a abstração dos sentidos ao exterior, entre outras coisas mais.  

O mantra é uma técnica que tanto pode ser usada no princípio, meio ou fim da aula.

Em cada altura terá um propósito direcionado.

Ana Luísa Paulo (Lalita)