Os Yôguins à 5000 anos !

Hoje convido vos ao mergulho numa reflexão que me foi inspirada esta manhã…

Há mais de 5000 anos, sem carros, sem net, comidas processadas, colestrol para controlar, diabetes para prevenir, formas fisicas e pesos correctos e devidamente aceites pela sociedade, alimentados pelo que a natureza oferecia muitas vezes, desconhecendo os vários continentes provavelmente os yôguins resolveram no entanto ” criar ” o Yôga para prevenir todas estas coisas…como seres ” muito à frente ” eles devem ter ficado preocupados com o mundo que viria 5000 anos depois…

Acha que o Yôga apareceu lá na origem para ” resolver ” todos estes problemas ?!

Hum….me parece que não… !

Eles estariam antes sim muito perto da fonte original de tudo e o seu propósito ao descobrirem esta combinação de exercicios que já vos descrevi dois dia atrás era com certeza outro !

O que eles descobriram com certeza foi a ilusão da terceira dimensão, do mundo fisico que os afastava do seu sentir, do seu coração…

Devem-se se ter apercebido que ao fecharem os olhos e observarem por exemplo a respiração alguma coisa se modificava dentro deles ou  quem sabe lhes lembraria também algo…ou lhes revelava algo…não sei serão apenas ” conjunturas “…

Talvez tivessem descoberto uma ” televisão interna” ou uma rede social  …como não havia externamente…
 
Hoje infelizmente temos que trabalhar um pouco mais em nós mesmos para realmente nos conseguirmos aproximar do objectivo e meta do Yôga  original, que no fundo se pode traduzir também por um estado de clareza.

Esse estado de clareza começa a manifestar-se essencialmente quando praticamos o anga Samyama ( Concentração, meditação e estados de hiperconsciÊncia). Parte da prática que normalmente fazemos a seguir ao relaxamento final ou a seguir ao mantra Om namo narayanaya no inicio.

Nesta técnica cada um vai ou atinge o estado de que já é capaz.
E como sempre vos recordo não existe competição dentro da sala de prática, é um processo individual  e fruto também de um trabalho individual, evolução na prática. ” Um trabalho de paciência consigo e desapego às expectativas, simplesmente flua com a respiração e os exercícios ????

Sendo o  Yôga originário criado com tanta sabedoria como forma correcta de nos conectarmos à nossa verdadeira natureza é natural também que crie equilibrio em todo o nosso corpo. Desde a prevenção de desequilibrios à cura dos mesmos. Por isso se diz também uma prática balanceada e equilibrada.
Em consequência disso o corpo é trabalhado em todas as areas incluindo a fisica. Mas o Yôga não representa apenas exercício fisico. Pensar isso ou fazer do Yôga apenas essa actividade está a perder a essência do verdadeiro Yôga.

Com amor e amizade,
Desejo um excelente dia ????????????
 
Lalita ( Ana )
 

Comments are closed.